sexta-feira, 20 de maio de 2011

Interatividade na Educação

 
"(...)aprender consiste em construir procedimentos, imagens e atitudes em relação ao objeto que foi experimentado num contexto de dasafio ou de problemas. Esse princípio ressalta a importância de valorizar a ação do processo de aprendizagem, ação entendida como produto da análise e da intencionalidade do próprio sujeito." 
*****************************************************

A Informática além de auxiliar o professor em suas atividades cotidianas, capacita-o a estar sempre atualizado com a educação no seu contexto escolar. O computador, como ferramenta, e explorado de forma inteligente pelo professor e aluno, apresenta possibilidades de aplicação na educação com o uso de tecnologias inovadoras.O professor, de forma específica, tem uma função de mediador na construção de mecanismos de interação, como sugere o modelo de aprendizagem e construção de conhecimento em Vigotsky, que confere ao professor o papel de aproximar os saberes socialmente trazidos pelos alunos aos saberes escolares.De acordo com a sua teoria, Vigotsky acredita que o professor deve atuar na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD), transformando um conhecimento potencial em um conhecimento real, atualizado em ações determinantes num contexto social. Agora, para que tudo isso se concretize e para que o professor se beneficie com o uso da Informática na Educação é necessário democratizar os computadores em todas as escolas e intensificar a capacitação dos mesmos para atuarem com seus alunos, a fim de que usem essa ferramenta pedagógica como alternativa dentro do processo ensino-aprendizagem. Além disso, deve-se incentivar a construção coletiva do conhecimento e do estímulo a autonomia. As propostas para a construção de conhecimento, com essa ferramenta, devem florescer no cotidiano do ambiente escolar, através de softwares educativos e como eles poderão ser explorados pelo professor em todo esse processo.Vale a pena ressaltar que conforme CARRAHER,
"um software não funciona automaticamente como estímulo à aprendizagem. O sucesso de um software em promover a aprendizagem depende da integração do mesmo no currículo e nas atividades de sala de aula."
As propostas com essa ferramenta, devem,ainda, contemplar o desenvolvimento individual e coletivo dos sujeitos dessa realidade, em que predominam a INTERAÇÃO e a INTERATIVIDADE. E como afirma MORIN,
"a história avança, não de modo frontal como um rio, mas por desvios que decorrem de inovações ou de criações internas, de acontecimentos ou acidentes externos."
 E assim deve ser a Informática na Educação: um caminho não de uma única forma,sistematizada, mas sim, um caminho com desvios, alterações, com inovações, novos ensinamentos, enfim, que esses caminhos sejam traçados de forma consciente, crítica, criativa, propiciando a inserção do aluno na sociedade. Enfim, tudo que foi citado por mim nessa proposta, é de grande valia para o professor e saber usá-lo como ferramenta pedagógica é um grande desafio para ele, além de diversificar sua prática pedagógica, ele também tem a oportunidade de interagir mais com o seu aluno, deixando para trás aquela imagem de detentor do saber para juntos professor-aluno construirem um novo olhar no que se refere à informática na Educação. Ao usar o computador como meio pedagógico, deve-se privilegiar as bases das teorias construtivistas para uma aprendizagem significativa. Portanto, compete ao professor selecionar os programas que instiguem seu aluno à busca, à exploração e à sistematização de seus saberes.

“A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e   supervisioná-las com equilíbrio e maturidade.”     
                                                                                            (José M. Moran)

******************************************
Agora, a título de informação para meus seguidores, digitarei abaixo as minhas três propostas de notícias relacionadas a Informática na Educação, sendo em negrito a escolhida e selecionada no debate realizado on line:

1- "Laboratório de Infomática na Escola Municipal Bezerra de Menezes em fase de implementação."

2- Os benefícios da Informática na Educação."

3- "IFF de Itaperuna lançou em 2010, o 1º Seminário de Informática na município."

***************************************************************

Abaixo segue também o link da notícia baseada na minha notícia:
http://www.educacional.com.br/



3 comentários:

  1. Olá, Rosa!
    Realmente o uso do computador como um recurso de apoio à Educação é muito válido. Sua notícia mostra o computador como uma ferramenta pedagógica que pode contribuir muito no processo de ensino/apendizagem. Assim como digo em todos os meus comentários, penso que tudo que venha contribuir para o desenvolvimento da Educação no nosso país é de grande valia e importante pra o crescimento da nossa Educação tão esquecida. Vale ressaltar a preparação e formação dos profissionais envolvidos neste processo que necessitam ter a devida atenção e capacitação para lidar com as inovações do mundo digital, não é mesmo?
    Super legal seu blog, parabéns!
    Beijos, Paolla.

    ResponderExcluir
  2. Rosa, achei muito boa a sua notícia, principalmente quando você foca a interatividade, isto é muito importante. O computador deve aproximar aluno e professor. Basta observarmos o quanto aprendemos neste período no Cederj. Muito dos nossos medos, anseios e angústias em relação a esta nova ferramenta foi estudado de maneira construtivista e por isto mesmo foi muito proveitoso. Valeu, aproveito para deixar o meu muito obrigada a todas as colegas!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rosa,
    Como sabemos, a Educação ocupa um papel importante na diminuição das diferenças e desigualdades sociais e,sua notícia nos confirma que o uso da TIC na Educação colabora para enriquecer o ambiente educacional cabendo ao professor assumir o papel de mediador dessa interação que promove o desenvolvimento da autonomia,criatividade e a auto-estima dos seus alunos para que ele possa então construir seu conhecimento neste ambiente que é desafiador.

    ResponderExcluir